09
ABR
Shopping Bela Vista recebe Projeto Ibametro Móvel
07.04.2015 – Como verificar se a bomba de abastecimento do posto de combustível está calibrada corretamente? E como saber se é possível confiar na balança durante as compras? Essas são algumas das informações que podem obtidas, entre os dias 7 e 10 de abril, das 9h às 17h, durante atendimento do Projeto Ibametro, no Shopping Bela Vista. A ação, desenvolvida pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, propõe prestar esclarecimentos aos cidadãos sobre direitos e fiscalização, em especial nas áreas de segurança e saúde.
“Qualquer instrumento que exista na relação de consumo, entre o fornecedor e o consumidor, deve passar por fiscalização. É o caso, por exemplo, de balanças, bombas de combustíveis, instrumentos para aferir pressão arterial, entre outros”, declara Aristeu Badaró, coordenador de Relações Empresariais e Sociais do Ibametro.
Durante a ação, os consumidores serão informados sobre como verificar esses equipamentos, saber se estão ajustados de forma adequada e como proceder em caso de suspeita de adulteração. Essas medidas, além de garantir o direito do consumidor, são pertinentes também por questões de segurança, minimizando riscos à saúde e à vida.
Segurança do consumidor e Fiscalização
Equipamentos como balanças, mangueiras e relógios de botijões de gás e instrumentos para aferir pressão arterial só devem ser adquiridos caso contenham o selo de certificação do Inmetro. “A presença do rótulo garante que o equipamento foi testado e está dentro de padrões de segurança”, reitera Badaró. Além de adquirir equipamentos certificados, é importante também que o consumidor esteja atento a detalhes como a validade dos aparelhos. Mangueiras e relógios de botijões de gás, por exemplo, costumam ter validade de até cinco anos.
Já sobre as bombas de combustível a dica é simples. Todo posto de abastecimento deve manter o vaso medidor. O consumidor tem o direito de solicitar que seja feito o teste de calibragem. Nesse caso, o consumidor pode pedir que o vaso medidor seja abastecido. Se a bomba marcar 20l e o vaso também significa que o equipamento está devidamente calibrado. Mas atenção, essa medição garante que a medida está sendo respeitada, mas não assegura a verificação da qualidade do combustível.
Denúncias e reclamações
A ouvidoria do Ibametro também recebe denúncias e reclamações de consumidores. O atendimento é realizado pelo 0800 071 1888, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
A Lume Comunicação, agência com 30 anos de mercado, que busca, através de estratégias
inteligentes, integradas e modernas, ampliar a comunicação dos clientes junto aos
seus diversos públicos de interesse, contribuindo com o sucesso das instituições
que assessora.
Saber mais