01
JUN
O Novo Coronavírus e a Comunicação Corporativa
Quando a pandemia do Novo Coronavírus surge como realidade inexorável, ameaçando a vida dos habitantes da Terra, em todos os continentes, eis que a comunicação corporativa demonstra a sua força para manter a existência das empresas em meio a uma crise econômica nunca antes vista.
Mas como isso pode ser possível num ambiente de escassez de verbas para se investir na imagem das organizações, quando até o básico está faltando? Com ações simples voltadas para ajudar quem nada tem ou perdeu o pouco que tinha, diversas empresas estão se comunicando com seus públicos, numa linguagem onde a solidariedade e a empatia têm sido a tônica da atualidade. Os canais? As redes sociais, blogs, assessoria de imprensa, ações socioambientais, a propaganda off-line... Meios não faltam.
De fato, quem sabe utilizar o tema do momento para se aproximar dos seus stakeholders, certamente estará fortalecendo sua marca e será lembrado com muito mais vigor do que se mantivesse o silêncio durante a crise.
Algumas linhas de pensamento defendem que as empresas devem se calar quando o ambiente não é favorável. Questiono. Não seria exatamente o contrário? A partir de um posicionamento sincero e engajado, as organizações não estariam deixando o seu marco na história? Não estariam contribuindo, por exemplo, para que as pessoas se informem e conheçam a verdade sobre a doença tão temida?
Na realidade o que será mesmo que tememos? Não seria o desconhecido? O inimigo oculto que não conseguimos atacar? E para eliminar aquilo que não conseguimos ver, nem ouvir, nada melhor que a informação, aquela que esclarece, educa, transforma, conduz para uma atitude focada na saúde, na prevenção, no entendimento. E, para que isso se consolide, é preciso lançar mão da comunicação.
Mesmo em meio às incertezas provocadas pela Covid-19, sejamos corajosos para investir em comunicação corporativa, como heróis, que, em meio ao calor da batalha, erguem suas armas para defender o seu povo! Usemos os canhões das palavras que rompem a ignorância e levam a humanidade para o caminho correto, que pode salvar o Planeta de uma catástrofe ainda maior do que já temos visto.
Sim, a comunicação também pode ser o remédio para a ignorância, para as Fake News, para os maus exemplos, mas a comunicação correta, bem apurada, estratégica, voltada para o bem de todos e não apenas para o lucro e a vantagem de alguns. As empresas que estiverem investindo de forma estratégica em comunicação, durante a pandemia, com certeza marcarão a história e estarão prestando um importante serviço à humanidade, aquele que salva e corrige os rumos de todas as nações quando a vida na Terra está sendo ameaçada.
(Cristina Barude Diretora-Executiva da Lume Comunicação Integrada, especialista em Comunicação Corporativa e Liderança Coaching)