13
FEV
Atenção foliões: Som alto pode provocar problemas na voz e na audição
Estação das férias, o verão leva boa parte da população a excessos. Na Bahia, por exemplo, os shows, ensaios e o Carnaval são bastante comuns nesta época do ano, mas diversão à parte, o som alto dessas festas pode desencadear problemas na voz e na audição. De acordo com o vice-presidente da Sociedade Baiana de Otorrinolaringologia e cliente da Lume Comunicação Integrada, Marcos Juncal, ouvir música alta e o uso indevido da voz são os principais motivos de problemas.
“Os trios elétricos são os grandes vilões. Com a música alta, além de prejudicar os ouvidos que são sensíveis, a tendência é aumentar a voz e forçar as pregas vocais”, conta o médico. Juncal ainda ressalta que a exposição prolongada a ruídos, acima de 75 dB, pode gerar a perda auditiva na parte interna da orelha.
O otorrino também enfatiza que “sintomas como zumbidos, ansiedade, alteração de humor, nervosismo e irritabilidade são alertas que servem para sinalizar alguma patologia auditiva futura”. De acordo com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, 30% das perdas auditivas acontecem devido à exposição a sons intensos.
Cuidados
Especialista no assunto, Marcos Juncal dá dicas para quem deseja proteger a audição e a voz durante os dias de folia. “Poupar o nervo auditivo é a principal precaução. Isso pode acontecer evitando ficar tão próximo à fonte do ruído e diminuindo o tempo de permanência no local. No caso das crianças, o aconselhável é usar o protetor auricular”, explica.
Referente à saúde vocal, o médico diz que a hidratação correta é essencial, sendo recomendada a ingestão mínima de oito copos diários de água. Não gritar ou falar alto é outra dica. O ideal é falar moderadamente, sem forçar as pregas vocais. Em caso de excesso, vale usar o diafragma e coordenar a respiração. Nessa época do ano, o uso abusivo de cigarro e álcool também é prejudicial à saúde vocal, cabendo ao folião equilibrar o consumo.
A Lume Comunicação, agência com 30 anos de mercado, que busca, através de estratégias
inteligentes, integradas e modernas, ampliar a comunicação dos clientes junto aos
seus diversos públicos de interesse, contribuindo com o sucesso das instituições
que assessora.
Saber mais