Marcos Juncal realizou a primeira cirurgia de implante baha do norte e nordeste.
Ouvir é o desejo da maioria das pessoas com problemas auditivos. Na Bahia, o mestre em otorrinolaringologia, Marcos Juncal, é pioneiro em implantes auditivos baha e coclear, capazes de devolver a capacidade de comunicação e reverter o quadro de surdez. O implante coclear, também conhecido como ouvido biônico, estimula eletricamente as fibras nervosas remanescentes, permitindo a transmissão do sinal elétrico para o nervo auditivo. Já o sistema de baha utiliza a habilidade natural do corpo para conduzir o som.
No final de novembro último, Marcos Juncal reuniu cerca de 70 pessoas, entre implantados e familiares, no 1º Encontro de Implantados Auditivos de Salvador. Um dos pontos mais interessantes do evento foram os relatos pessoais sobre a recuperação da audição.
A paciente Diana Costa Sampaio, 31 anos, foi uma das que deram depoimento no encontro. “Utilizei o vibrador ósseo desde criança, não entendia nada do que ouvia e a tiara do vibrador afundou meu crânio. Através de minha irmã, que estava na Europa em 2006, descobri o sistema de implante baha, e a partir daí busquei a tecnologia aqui no Brasil. Consegui o baha através do convênio médico aqui na Bahia, fui operada no Hospital Santa Izabel pelo médico Marcos Juncal e sua equipe, e agora ouço muito bem”, declarou.
De acordo com Marcos Juncal, após o implante, o paciente terá uma vida normal e permanecerá com o implante até o final da vida. Ele foi responsável pela primeira cirurgia de baha do norte e nordeste.
A Lume Comunicação, agência com 30 anos de mercado, que busca, através de estratégias
inteligentes, integradas e modernas, ampliar a comunicação dos clientes junto aos
seus diversos públicos de interesse, contribuindo com o sucesso das instituições
que assessora.
Saber mais