Blog da Lume

26 SET

Qualidade de seguidores é pré-requisito fundamental para quem busca associar marcas a influenciadores digitais

Atualmente, 62% da população brasileira está ativa em uma rede social. O aumento do número de usuários em aplicativos otimiza também o aparecimento de novas oportunidades de negócios. Marcas e empresas passaram a se associar a personalidades digitais, como forma de gerar visibilidade e, consequentemente, lucrar com isso. Mas, para que haja um bom aproveitamento do espaço e da imagem dos influenciadores digitais, ou digital influencers, como também são chamados, é preciso estar atento às estratégias usadas.

O primeiro passo é identificar com detalhes a personalidade da marca e apurar quais são os critérios e influenciadores que estão em conformidade com ela. Se uma empresa do ramo de sustentabilidade quiser otimizar a sua divulgação, gerar mais engajamento e garantir mais visibilidade ao seu negócio, não poderá associar o seu nome a uma pessoa que apoia o desmatamento para utilização ilegal de atividade econômica, por exemplo.

Numa linguagem informal, pode-se dizer que muitas pessoas acabam comprando gato por lebre, na hora da seleção de influenciadores, por acreditar que a única métrica a ser considerada seja o número de seguidores. Mais do que quantidade, quando o assunto é redes sociais, é necessário dar atenção à qualidade desses seguidores. Analisar a reputação dessas personalidades também é imprescindível antes de vincular uma marca a um influenciador digital.

 

Outras dicas para o seu marketing digital com foco em redes sociais:

  • Evite postar conteúdo pessoal com opiniões que possam ser objeto de polêmicas
  • Não crie conteúdos que tenham posicionamentos polarizados na sociedade
  • Antes de compartilhar conteúdos de terceiros, solicite autorização dessas pessoas
  • Elabore um plano com estratégias para postagens, que mescle quantidade com qualidade
  • Postar demais e com muita frequência também pode ser prejudicial para sua rede, pois dilui o alcance e o engajamento desejados
  • Mantenha contato frequente com seus seguidores, interagindo sempre nos comentários
  • Atualize-se com as novidades que as redes apresentam nas páginas oficiais das plataformas
  • Procure apoio de agências especializadas para obter melhores resultados 

 

* Por Danielle Rodrigues, assessora de comunicação integrada da Lume

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