26
SET
Qualidade de seguidores é pré-requisito fundamental para quem busca associar marcas a influenciadores digitais
Atualmente, 62% da população brasileira está ativa em uma rede social. O aumento do número de usuários em aplicativos otimiza também o aparecimento de novas oportunidades de negócios. Marcas e empresas passaram a se associar a personalidades digitais, como forma de gerar visibilidade e, consequentemente, lucrar com isso. Mas, para que haja um bom aproveitamento do espaço e da imagem dos influenciadores digitais, ou digital influencers, como também são chamados, é preciso estar atento às estratégias usadas.
O primeiro passo é identificar com detalhes a personalidade da marca e apurar quais são os critérios e influenciadores que estão em conformidade com ela. Se uma empresa do ramo de sustentabilidade quiser otimizar a sua divulgação, gerar mais engajamento e garantir mais visibilidade ao seu negócio, não poderá associar o seu nome a uma pessoa que apoia o desmatamento para utilização ilegal de atividade econômica, por exemplo.
Numa linguagem informal, pode-se dizer que muitas pessoas acabam comprando gato por lebre, na hora da seleção de influenciadores, por acreditar que a única métrica a ser considerada seja o número de seguidores. Mais do que quantidade, quando o assunto é redes sociais, é necessário dar atenção à qualidade desses seguidores. Analisar a reputação dessas personalidades também é imprescindível antes de vincular uma marca a um influenciador digital.
Outras dicas para o seu marketing digital com foco em redes sociais:
- Evite postar conteúdo pessoal com opiniões que possam ser objeto de polêmicas
- Não crie conteúdos que tenham posicionamentos polarizados na sociedade
- Antes de compartilhar conteúdos de terceiros, solicite autorização dessas pessoas
- Elabore um plano com estratégias para postagens, que mescle quantidade com qualidade
- Postar demais e com muita frequência também pode ser prejudicial para sua rede, pois dilui o alcance e o engajamento desejados
- Mantenha contato frequente com seus seguidores, interagindo sempre nos comentários
- Atualize-se com as novidades que as redes apresentam nas páginas oficiais das plataformas
- Procure apoio de agências especializadas para obter melhores resultados
* Por Danielle Rodrigues, assessora de comunicação integrada da Lume
A Lume Comunicação, agência com 30 anos de mercado, que busca, através de estratégias
inteligentes, integradas e modernas, ampliar a comunicação dos clientes junto aos
seus diversos públicos de interesse, contribuindo com o sucesso das instituições
que assessora.
Saber mais