31
MAI
Meu site não está aparecendo no Google, e agora?
Qual a distância entre a sua casa e a padaria da esquina? Qual o resultado do último BAVI?
Como fazer panqueca, pudim ou ganhar dinheiro? Se você não sabe responder essas
perguntas, dá um Google, ele sabe de quase tudo. Mas o que isso tem a ver com o seu
site? Você deve estar se perguntando... Tudo! Eu respondo. Essas informações estão lá
porque alguém colocou. Se a sua marca não está aparecendo no Google, é porque o seu
site não foi preparado de forma que o Google tivesse fácil acesso às informações.
Vamos usar o exemplo de uma loja de produtos naturais, vamos chamá-la de “Bem Viver”.
Imagine que essa loja está localizada em um dos maiores shoppings da sua cidade e, na
entrada deste shopping, tem um balcão de informações. Você não paga para entrar nesse
shopping, mas você precisa saber para onde quer ir. Então, como você não se lembra o
nome da loja para onde quer ir, você diz ao rapaz da recepção que, o Lucas, que está
procurando por uma loja de produtos naturais e esse jovem rapaz te entrega uma lista de
lojas com várias opções para você entrar, pesquisar preço ou comprar.
Essa lista que o rapaz te entregou te dá acesso à maioria das lojas do Shopping, mas não a
todas, porque alguns lojistas não fizeram o “cadastro” ou não vincularam o seu
estabelecimento ao serviço fornecido/produto, que, no caso da Bem Viver, seria “loja de
produtos naturais” e o rapaz da recepção não entrega informações mais ou menos, ele
entrega exatamente o que você pediu.
Resultado: você visita todas as lojas da lista, compra o que está precisando e vai embora
achando que a “Bem Viver” fechou, pois não está na lista de lojas de produtos naturais que
você recebeu e a “Bem Viver” perde mais um cliente.
No Google você não vai atrás do cliente, ele é que vem até você, mas você precisa enviar o
seu site para o diretório de sites do Google e seguir as regras estabelecidas por ele, como:
a qualidade do site, do conteúdo postado, a veracidade das informações e outros fatores.
Faça um teste. Pense nos serviços relacionados ao seu negócio, Identifique as palavras-
chave mais importantes, como por exemplo os produtos/serviços mais procurados ou
vendidos e digite no Google como fizemos abaixo. Esta é a forma que o seu cliente está
procurando por você.
Se a sua marca não aparece na 1º, 2º, 3º… páginas de pesquisa do Google, então seu site
precisa de uma avaliação urgente. Entre em contato, teremos o maior prazer em te ajudar!