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11 NOV

Qual a melhor rede social para sua empresa?

Twitter, Facebook, Instagram, Pinterest, Youtube e mais uma infinidade de redes sociais, todas gratuitas, estão à disposição para pessoas interessadas em fazer amizades, conhecer novos conteúdos e, também, para empresas que queiram investir em um bom planejamento para atingir todo o seu público.

Mas em meio a tantas opções, qual seria a melhor rede para o seu negócio? Será que você deve se inscrever nas redes mais acessadas ou deveria criar um perfil em todas elas, para não perder nenhuma oportunidade de ter mais visibilidade? Essas e outras dúvidas você confere no artigo a seguir, sobre, como escolher a melhor rede social para sua empresa.
 


Qual a melhor rede social para sua empresa?


Atualmente, no Brasil, a internet recebe 107,7 milhões de acessos e 92% desse público está conectado por meio de redes sociais. Porém, no mundo virtual, assim como no offline, uma loja (vamos usar o exemplo de uma gráfica) não pode ficar escondida das pessoas. Quanto mais gente passar por ela, maiores são as chances de alguém entrar e comprar.

Claro que como pessoa física ou como empresa, dificilmente você conseguirá estar ativamente em todas as redes sociais, pois isso demanda tempo, planejamento e de nada adianta criar um perfil que não será atualizado com regularidade e que não conseguirá interagir com os usuários. Nesse caso, ao invés de criar reputação, a marca poderá dar um tiro no pé, passando a imagem de uma empresa desleixada e sem planejamento.

Então, antes de sair criando perfis em várias redes sociais, você precisa descobrir onde está o seu público, para só então definir uma boa estratégia para atingi-lo. Não existe uma única resposta para todas as empresas. Por exemplo, se o seu produto tiver um grande apelo visual, como o segmento de moda, decoração e Fitness, talvez o ideal NÃO SEJA procurar a rede mais popular, como o Facebook, que caiu 10% entre o público jovem no último ano. Talvez o Instagram e o Pinterest sejam redes mais indicadas, pois são redes essencialmente imagéticas que apesar de ainda serem novas, em relação ao Facebook, tem um público maior que se interessa mais por esse tipo de assunto.

Mas, se você possui uma marca de produtos alimentícios ou produz eventos, talvez a melhor rede seja o Twitter. Muitos usuários da rede costumam seguir marcas desse tipo para participar de concursos e acompanhar eventos em tempo real.

Então, se você chegou até aqui, mas ainda está com dúvidas, listamos abaixo o perfil das seis principais redes sociais, do momento, para você analisar e comparar com o público do seu negócio ou do seu cliente. Se ainda restar alguma dúvida, você pode participar desse post deixando seus questionamentos e contribuições sobre o assunto, nos comentários abaixo!


Confira o perfil das cinco redes sociais mais acessadas
 
Facebook
Com cerca de 1,5 bilhão de usuários no mundo, o Facebook ainda é a rede mais acessada. No Brasil, o número é igualmente impressionante, são 89 milhões de brasileiros curtindo, comentando e compartilhando todo mês. Com o surgimento de outras redes nos últimos anos, como Instagram e Whatsapp, o crescimento do Facebook desacelerou, principalmente no último ano, mas apesar de tudo, ainda segue como a principal rede em número de usuários.

O Facebook separa os perfis entre pessoas públicas ou contas pessoais. No caso das empresas, é recomendável criar uma página, que a diferenciará do perfil dos usuários, pelo fato existir opções como: “curtir” a página; seguir as suas atualizações; elaborar relatórios detalhados sobre o perfil das pessoas que se interessam pela sua empresa, além de possibilitar o monitoramento do desempenho das suas publicações. A rede permite ainda a veiculação de anúncios publicitários de diversos formatos e com valor de investimento acessível (a partir de R$ 4).

WhatsApp
Criado em 2009, essa rede social que serve para trocar mensagens, gratuitamente, através do aparelho celular, se tornou uma ferramenta de comunicação que vem assustando as operadoras de telefonia do país. Em fevereiro de 2014, o Facebook anunciou a compra da rede por US$ 16 bilhões e hoje o WhatsApp já conta com 900 milhões de usuários ativos em todo o mundo.

A capacidade do aplicativo de mobilizar as pessoas e fazer com que elas acessem diariamente é, sem dúvida, um dos motivos que o torna tão interessante e que, com certeza, contribuiu para a compra, já que o público jovem tem abandonado o Facebook para acessar cada vez essa outra rede.

O aplicativo possibilita não só a troca, mas também a gravação de vídeos, áudio, fotos, envio de contatos e, até mesmo, a localização atual para usar no GPS - excelente para estabelecimentos comerciais.
 
YouTube
A maior plataforma de publicação de vídeos do mundo, tem mais de um bilhão de usuários ativos - cerca de um terço das pessoas que acessam frequentemente a internet. O Youtube não é só uma rede social, ele também é considerado o segundo maior buscador do mundo, perdendo apenas para o Google. Assim como no Facebook, as possibilidades são infinitas. Exemplo: se você tiver um site, poderá gravar vídeos explicando o funcionamento do seu produto/serviço e, assim, conseguir mais acessos para o site.
 
Twitter
Com 320 milhões de usuários em todo o mundo o Twitter se destaca pela sua característica de “microblog”. O site possui a regra de, no máximo, 140 caracteres por publicação, incluindo imagem e vídeo. Mas, apesar da classificação de “micro”, a rede também é uma excelente forma de interação rápida e direta com os usuários e também serve para divulgar promoções e novidades da sua empresa/loja/serviço de maneira objetiva.

A grande vantagem do Twitter, para negócios, é que as pessoas conseguem seguir mais marcas do que em outras plataformas. Mas, a plataforma é recomendável para empresas que tenham bastante conteúdo e uma frequência de atualização mais constante. Pois, o seu cliente também estará seguindo outras marcas e o fluxo de mensagens da concorrência, na sua timeline, pode ser equivalente ou maior que a sua.

Instagram
O Instagram é uma das poucas redes que surgiu como aplicativo exclusivo para celular e se mantém assim até hoje. Muito embora a rede tenha a opção de visualizar o conteúdo publicado, através do computador e até permita comentários nas publicações já feitas, não permite que o usuário faça atualizações sem o uso de um smartphone.

A rede é totalmente voltada para imagens, por isso, se você quiser parecer legal, comece mostrando coisas divertidas e interessantes sobre a empresa, o mais importante para o Instagram não é mostrar apenas produtos e serviços, mas também os bastidores da marca, a rotina da empresa e novidades.

A Hashtag é uma característica especial da rede, pois todas as palavras ou frases precedidas do símbolo “#”, se transformam em links, que mostram todas as postagens feitas sobre o mesmo assunto. Dessa forma, você pode criar uma Hashtag exclusiva para o seu produto, incentivar o uso dela pelos seus clientes e, sempre que alguém clicar nela, verá também as publicações do seu perfil e tudo que já foi publicado.

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