Blog da Lume

22 JUN

O que é e qual a importância do Clipping?

 Tão estratégico quanto divulgar uma marca ou um profissional, na mídia, é monitorar o que é publicado sobre um cliente nos veículos de comunicação. É nesse momento que entra um serviço extremamente importante nas agências de comunicação e assessorias de imprensa, o clipping. Esta atividade é a coleta diária, nos mais diversos meios de comunicação, a exemplo de jornais impressos, sites, blogs e revistas, notícias sobre empresas, entidades de classe, órgãos de governo, ONGs, personalidades e profissionais liberais assistidos por uma agência de comunicação integrada.

O clipping pode ser classificado como positivo, neutro, negativo ou de interesse, a depender do conteúdo da matéria ou reportagem veiculada. A publicação é positiva quando são abordados acontecimentos, eventos importantes, ou menções favoráveis à imagem do cliente. Já "neutro" é quando o conteúdo publicado não tem relação direta com a marca citada, e negativa é quando o texto traz alguma informação que prejudique a imagem da pessoa ou empresa contratante do serviço.A classificação e análise das notícias podem parecer algo simples, mas são fundamentais para uma tomada de decisão do assessor de imprensa, que junto ao assessorado vai definir estratégias de como se posicionar junto aos veículos de comunicação. Importante ressaltar que este tipo de serviço também é importante para analisar os resultados de divulgação obtidos pela assessoria, ou seja, é a forma de mensurar como anda o trabalho da agência.

Depois de elaborado, o clipping é submetido ao conhecimento e aprovação do assessor de imprensa para análise e possíveis correções, para posterior envio ao cliente.

Em outras palavras o clipping é uma ferramenta fundamental no cotidiano da assessoria de imprensa. Através dele os assessores se cercam de todo conteúdo relativo ao universo do assessorado, traçam estratégias e soluções para que a organização alcance seus objetivos, se posicione da maneira devida no mercado, junto ao público alvo e à imprensa.

Comentários:

Marca da Lume Comunicação

A Lume Comunicação, agência com 30 anos de mercado, que busca, através de estratégias inteligentes, integradas e modernas, ampliar a comunicação dos clientes junto aos seus diversos públicos de interesse, contribuindo com o sucesso das instituições que assessora.
Saber mais