Simpósio sobre queimaduras apresenta técnica revolucionária de reconstituição de pele
Profissionais de cirurgia plástica de várias partes do Brasil estarão reunidos nesta sexta-feira e sábado, 14 e 15 de agosto, no auditório Luigi Faroldi do Hospital São Rafael (HSR), para discutir e apresentar os novos métodos cirúrgicos já disponíveis para vítimas de queimaduras. Trata-se do “2º Simpósio sobre Queimaduras”, uma realização do Serviço de Cirurgia Plástica do HSR, com apoio do Hospital Geral do Estado - Unidade de Queimados (Bahia). O evento terá como destaque a técnica de reconstituição da pele através da utilização de matrizes dérmicas com compostos de colágenos bovino e suíno.
A primeira cirurgia de reconstituição com matriz de colágeno bovino da Bahia foi realizada no HSR, pelo cirurgião plástico Jiuseppe Greco, que também é presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras/ Regional Bahia e membro da Comissão Científica do Simpósio. Na época do procedimento, feito há cinco meses, em uma criança de nove anos, Greco ressaltou os excelentes resultados, não só em termos estéticos, mas também pela recuperação da função motora do local queimado, considerada muito satisfatória. Para ele, o momento atual, em que sua equipe se prepara para realizar novo procedimento, agora com matriz dérmica composta por colágeno suíno e silicone, é mais do que oportuno para a realização do 2º Simpósio.
O SIMPÓSIO
Ainda segundo o cirurgião, as expectativas são as melhores para esta segunda edição do Simpósio sobre Queimaduras, que já conta com mais de 220 inscritos. “Todos os estandes foram comercializados e irão apresentar o que há de mais novo e moderno para unidades de tratamento. Além disso, a programação contará com a presença de alguns dos maiores especialistas do Brasil na área”, informa Greco. Estarão presentes nomes como o do presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras, Flávio Nadruz Novaes (SP), que abrirá oficialmente o evento, com o panorama “Situação das Queimaduras no Brasil”, e Dilmar Francisco Leonardi (RS), que encerrará no sábado 14, com o tema “Agentes Tópicos em Queimaduras”; além do próprio Jiuseppe Greco e do coordenador do Centro de Queimados de Cruz das Almas e da Unidade de Queimados do HGE, Carlos Henrique Briglia, também do Comitê Científico do Simpósio.
Greco e Briglia apresentarão, em momentos distintos, as suas experiências com inserção de pele sintética a partir de material animal, ambas inéditas na Bahia. Briglia foi responsável, em Cruz das Almas, pelo primeiro procedimento do gênero na Bahia totalmente custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Outros nomes confirmados para o evento, não contidos no programa oficial de divulgação, são os de Francisco Tostes (RS) e Marcos Barreto (PE).
A Lume Comunicação, agência com 30 anos de mercado, que busca, através de estratégias
inteligentes, integradas e modernas, ampliar a comunicação dos clientes junto aos
seus diversos públicos de interesse, contribuindo com o sucesso das instituições
que assessora.
Saber mais