Comidas típicas juninas reúnem nutrientes importantes para a saúde
Nesse período, o cardápio de muitas famílias é incrementado por comidas típicas juninas. Durante os festejos de São João, mesmo para quem não curte forró e fogueira, é comum que as pessoas consumam mais alimentos à base de milho e amendoim, além de puba/carimã, aipim, licor e frutas da época, como laranja e jenipapo. Todas essas delícias, se consumidas adequadamente (sem exageros), podem trazer benefícios à saúde. “Mas é bom lembrar que em período de festas e com grande concentração de pessoas, é necessário ter critérios com a procedência e higiene dos alimentos consumidos para que as comemorações não acabem antes do tempo, devido a uma diarréia, por exemplo”, alerta a conselheira do CRN5 - Conselho Regional de Nutricionistas (5ª Região), Lindanor Santana.
As preparações à base de milho mais consumidas neste período são canjica, pamonha, mingaus, curaus, mugunzá, bolos, cuscuz, além do próprio milho cozido e assado. O milho é grande fonte de energia por conter alto teor de carboidratos, além de possuir quantidades consideráveis de vitaminas B1 e E, alguns minerais e fibra. “A vitamina B1 (tiamina) ajuda na regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo, e tonifica o músculo cardíaco. Já a vitamina E é conhecida por apresentar propriedades antioxidantes. Cada 100g de milho verde fornecem 138 calorias”, explica a nutricionista.
O amendoim é um produto com características peculiares e conhecido por sua atratividade para consumo. Apesar de ser visto por muitos como vilão, o grão tem importância como alimento pelo seu valor energético e nutricional. Cada 100 gramas fornecem 580 calorias e seu óleo contém altos níveis de ácidos graxos insaturados, benéficos para saúde humana, pois auxilia na diminuição de frações do colesterol ruim – VLDL e LDL. O amendoim é, ainda, uma rica fonte de proteínas (26% do grão) e vitamina E, além de conter vitaminas do complexo B, ácido fólico e minerais, como cálcio, fósforo, potássio e zinco. Como qualquer alimento, o amendoim deve ser consumido com moderação.
A Lume Comunicação, agência com 30 anos de mercado, que busca, através de estratégias
inteligentes, integradas e modernas, ampliar a comunicação dos clientes junto aos
seus diversos públicos de interesse, contribuindo com o sucesso das instituições
que assessora.
Saber mais