Comunidade carente participa da Feira de Saúde em Nova Esperança dia 16
Mutirão de vacinação, medição de taxa de glicemia e pressão arterial, recreação infantil e palestras educativas são alguns dos serviços e eventos programados para a nona edição da Feira de Saúde de Nova Esperança, marcada para o próximo sábado, dia 16, das 9 às 15 horas, no bairro de Nova Esperança (próximo ao aeroporto). A iniciativa é do Monte Tabor e do Rotary Club Salvador Santo Antonio, aliados à Escola de Técnicos em Enfermagem São Rafael/ SENAC, agregando outras instituições, como APAE, Pastoral da Criança, Limpurb, Cardio-service e estudantes de medicina, que realizarão a ação solidária no pátio da Igreja de São Judas Tadeu. Na ocasião, serão montados postos de atendimento para distribuição de folhetos sobre prevenção de doenças, como DST/ AIDS, diabetes, asma e epilepsia.
Nova Esperança
O bairro de Nova Esperança era um assentamento informal, localizado no limite de três municípios (Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho), a 30 km da capital, que, somente em 2000, passou a fazer parte do município de Salvador. Eram cerca de três mil famílias convivendo sem acesso à educação e saúde, até 1990, quando a pedido da comunidade, o Monte Tabor/ Hospital São Rafael construiu a Escola Fundamental Nova Esperança (1990), que atende hoje aproximadamente mil crianças e adolescentes, além dos cursos de alfabetização de adultos, à noite, e formação à cidadania e noções educativas e de saúde (ministradas pelos voluntários do Monte Tabor). Suprindo, por dez anos, a falta de escola pública no bairro, a Escola Nova Esperança foi reformada recentemente para que possa oferecer cursos profissionalizantes aos jovens, administrada pela Associação dos Moradores.
Outros projetos desenvolvidos pelo Monte Tabor na comunidade são o I Centro de Artesanato Laura Ziller (1996), a Igreja São Judas Tadeu e a Creche Amor ao Próximo (1998). Esta última cuida do desenvolvimento integral de 100 crianças, a partir de dois anos de idade, além de proporcionar ocasiões para o desenvolvimento da auto-estima e de trabalho para as mães, no artesanato e no programa “Multimistura”, integrador alimentar produzido na Creche, sob a orientação da Pastoral da Criança. As atividades da Creche e do Centro de Artesanato foram ampliadas com novas instalações em 2004.
Outro destaque é o Projeto Talentos para o Futuro, que visa garantir a formação escolar ao longo de dez anos - até o nível superior - de 30 crianças atendidas pelo Monte Tabor. Para isso, a instituição potencializa o atendimento educacional regular das crianças do bairro e realiza ações de educação complementar. Recentemente, a comunidade de Nova Esperança ganhou uma biblioteca D. Laura Ziller, do Projeto Ler é Poder, idealizado pelo artista baiano Lázaro Ramos. O nome da biblioteca foi escolhido pela comunidade, em homenagem a vice-presidente do Hospital São Rafael e do Monte Tabor, que desde1990 atua na região.
A Lume Comunicação, agência com 30 anos de mercado, que busca, através de estratégias
inteligentes, integradas e modernas, ampliar a comunicação dos clientes junto aos
seus diversos públicos de interesse, contribuindo com o sucesso das instituições
que assessora.
Saber mais