Blog da Lume

18 NOV

Qual a importância do Blog para o seu negócio?

Você compraria óculos, sem saber para que eles servem? Provavelmente, não. Você vai à loja, olha algumas vitrines, experimenta alguns modelos e conversa com o vendedor. Se forem óculos de sol, talvez você até opte por uma lente com o seu próprio grau, mas antes de levar, tira todas as dúvidas e olha no espelho para ver se o item combinou mesmo com seu rosto, certo?

No mundo virtual, assim como no off-line, as pessoas se sentem mais a vontade em comprar alguma coisa quando conhecem bem o produto. No exemplo que usamos dos óculos, a compradora dificilmente sairá da loja sem provar o produto, a não ser que ela conheça bem a marca e saiba exatamente qual modelo irá comprar.

Se você tem uma loja e/ou vende produtos ou serviços, assim como uma marca de óculos, ainda que não seja um e-commerce, é preciso ter em mente a importância que a informação on line trouxe para as vendas.

Os Blogs ajudam a criar uma relação próxima com seus clientes, pois permitem uma maior interação com seu público. Desta forma, você aumenta a credibilidade e confiança da marca e se destaca em relação a concorrência.

Mas aí surge a dúvida: não seria melhor manter um site institucional e investir em redes sociais? Não! Já escrevemos sobre a importância das redes sociais e como escolher a melhor para sua empresa. Mas apesar do Blog também ser uma rede social, ele não pode ser substituído pelo Facebook ou pelo Twitter. Os principais motivos são:


•    O Blog é uma rede sua e todo material publicado nele também será seu. Diferente do Facebook, por exemplo, que pertence ao Mark Zuckerberg, que poderá a qualquer momento bloquear sua conta ou até mesmo exclui-la, caso você não siga as diretrizes determinadas pela rede.
•    Todo material publicado nas redes sociais possuem vida útil. No Facebook, por exemplo, um post possui vida útil de apenas 12h. No caso de um Blog, você pode fazer uma publicação hoje e promover nas redes sociais durante vários dias e em alguns casos até anos. Mesmo sem promover esse conteúdo, ele ainda receberá acessos, se for construído com foco nesse objetivo.
•    Todo material publicado no Blog contribui para as buscas no Google, consequentemente, melhoram os acessos no site da empresa. Se a publicação for feita direto nas redes sociais, as chances são de que você perca esse tráfego a longo prazo.
•    Baixo custo! Existem muitas plataformas gratuitas, a exemplo do Wordpress, bastante usado hoje em dia.
•    Frequência menor de atualização. Você não precisa publicar no blog todos os dias. Uma vez por semana já será um bom começo.


Além das vantagens citadas no início do texto, ainda podemos acrescentar que esse canal direto com o seu cliente/futuro cliente dará a oportunidade de tirar dúvidas, falar sobre o mercado, comentar pesquisas ou notícias e publicar artigos educativos e informativos. Assim, os seus consumidores poderão, além de tudo, virar leitores e passarão a ter confiança na empresa. Consequentemente, a marca ganhará ainda mais credibilidade.

Então, voltando novamente ao exemplo dos óculos, se você decidir fazer outra compra, irá pesquisar informações no Google e lembrará, quando chegar na loja, das informações que te ajudaram a tomar a decisão.

Agora é hora de colocar a mão na massa! Mas antes, deixe seu comentário abaixo. Queremos saber a sua opinião sobre esse assunto!
 

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A Lume Comunicação, agência com 30 anos de mercado, que busca, através de estratégias inteligentes, integradas e modernas, ampliar a comunicação dos clientes junto aos seus diversos públicos de interesse, contribuindo com o sucesso das instituições que assessora.
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