Blog da Lume

07 OUT

Dead Line

 Antes de explicar o que é Deadline, vamos lembrar que a expressão trata-se de um estrangeirismo. Em sua origem, estrangeirismo é o uso de palavra, expressão ou construção estrangeira que tenha ou não equivalentes na língua portuguesa.  Alguns linguistas o apresentam como uma figura de linguagem, outros como vício de linguagem (esses o consideram uma forma simplista do uso da língua.). Expressões em inglês são chamadas de anglicismo e as expressões oriundas do francês são chamadas de galicismo. Oficialmente, inglês é o idioma do mundo dos negócios e o francês, do mundo diplomático.

 
No ambiente coorporativo o uso de estrangeirismos é cada vez mais frequente. A tendência é que esse recurso triplique nos próximos anos e que, cada vez mais, o inglês seja o idioma oficial das negociações, já que, com a globalização, os clientes, parceiros e concorrentes podem vir de qualquer parte do mundo. É essa interconexão no mundo dos negócios que está fazendo com que a opção seja pelo uso de algumas expressões chaves sempre em inglês, mesmo que haja equivalente em português. E o hábito se estendeu inclusive para encontros, reuniões ou negociações onde só haja brasileiros presentes.
 
Deadline
 
Expressão metafórica que, em tradução livre, significa fim da linha, prazo final. Geralmente utilizado no mundo corporativo, principalmente pelas áreas de comunicação, marketing  e publicidade. Limite estabelecido para a conclusão de uma atividade dentro de um cronograma. Exemplo: “O cliente nos passou o cronograma para a entrega do projeto final. O nosso deadline é sexta feira, dia 21 de outubro”. 
 
Curiosidade: A expressão deadline teve origem  durante a guerra, quando os americanos estabeleciam um limite além do qual não poderia ser ultrapassado. Se ultrapassado, o  sentinela atiraria. Era a linha da morte.

Comentários:

Marca da Lume Comunicação

A Lume Comunicação, agência com 30 anos de mercado, que busca, através de estratégias inteligentes, integradas e modernas, ampliar a comunicação dos clientes junto aos seus diversos públicos de interesse, contribuindo com o sucesso das instituições que assessora.
Saber mais