Blog da Lume

15 ABR

Crise econômica é tema de debate na primeira edição do Fórum BMAIS deste ano

Inovação e criatividade são elementos chaves para empresários driblarem a instabilidade econômica brasileira, que deve se estender até 2016. A dica é do presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro, que esteve em Salvador nesta terça-feira (14), para palestrar na 23ª edição do Fórum BMAIS, que abordou os cenários e as perspectivas econômicas do país.

“2015 projeta superávit comercial, porém, a perspectiva é que seja “negativo”, porque a queda das importações será maior que as exportações. Assim, vamos retroagir no comércio exterior, seja reduzindo nossa participação no comércio mundial de estimados 1,22%, em 2014, para projetados 1,14%, em 2015, ou caindo da 22ª posição no ranking de países exportadores (2014), para a 25ª colocação este ano”, explica o especialista.

Por outro lado, Castro ressalta que, nesse momento, a elevação da taxa de câmbio sugere perspectivas favoráveis para os preços das exportações, principalmente, de manufaturados. No entanto, a valorização mundial do dólar provocou a desvalorização de outras moedas mundiais, como o Real. “No Brasil, escândalos políticos impulsionaram esse cenário, mas a inflação surgiu como uma manobra do governo de reduzir o aumento da competitividade. Ainda assim, as expectativas para o comércio exterior brasileiro em 2015 são de queda de 7% das exportações e de 12% das importações”.

Diante do panorama instável, com o Brasil vivenciando um sistema arcaico, exportando quantidade não qualidade, o presidente da AEB aponta outras soluções que podem driblar a atual crise econômica. “Reformas estruturais na área tributária e trabalhista, investimento forte e contínuo em infraestrutura, redução da asfixiante burocracia e dos custos financeiros, além da viabilização das exportações de produtos manufaturados, são algumas das opções”.


Turismo

O diretor geral e financeiro da incorporadora Imbassaí Participações, José Macedo, também palestrou no evento. No palco, além do empresário apresentar a história da Reserva e os projetos desenvolvidos, destacou os reflexos da atual crise econômica no turismo baiano.

“Não estamos no período mais feliz da economia brasileira, mas há sinais de esperança, grande volatilidade e potencial, principalmente no litoral norte baiano”, enfatizou Macedo. Para ele, o turismo no estado tem atraído muitos investidores, especialmente em Gurajuba, Imbassaí, Praia do Forte, Itacimirim, Costa do Sauípe e Baixios. “É um momento que vai passar. É preciso apostar para termos grandes resultados”, conclui.

Os fóruns são uma iniciativa do Grupo BMAIS, cliente da Lume Comunicação Integrada, e têm a missão de provocar discussões entre profissionais da área de negócios da Bahia, objetivando o empreendedorismo no estado. Nessa edição, estiveram presentes o diretor da Fieb, Ângelo Sá Jr, Antônio Coradinho, Eduardo Moraes Castro, Manuel Castro, Roberto Ibrahim, demais autoridades e imprensa local. 

Comentários:

Marca da Lume Comunicação

A Lume Comunicação, agência com 30 anos de mercado, que busca, através de estratégias inteligentes, integradas e modernas, ampliar a comunicação dos clientes junto aos seus diversos públicos de interesse, contribuindo com o sucesso das instituições que assessora.
Saber mais