Blog da Lume

22 JUL

O que é gerenciamento de crise?

 Um incêndio na empresa com vítimas ou uma pane nas linhas de uma operadora de telefonia celular são situações que deixam qualquer gestor de cabelo em pé, principalmente, quando o problema vai parar na imprensa. A solução para evitar que as crises de imagem se tornem problemas ainda maiores, do que elas de fato são, está na forma como serão gerenciadas.

O ideal é que toda empresa, independente do segmento ou da linha de atuação, possua um plano de gerenciamento de crise engatilhado para possíveis momentos de sufoco – planejamento, que geralmente, é feito por uma assessoria de comunicação, em conjunto com pessoas que ocupem cargos ou funções estratégicas dentro da empresa.

O planejamento deve ser feito de maneira minuciosa, listando os possíveis problemas que determinado segmento pode vir a ter e criando soluções para cada conflito. Uma empresa que realiza transporte escolar, por exemplo, pode ter um dos seus ônibus envolvidos em um acidente; uma distribuidora de produtos pode ter um dos itens de grande valor roubado ou extraviado; e uma empresa de aviação, pode ter uma das suas aeronaves danificadas.

Como as crises são acontecimentos de grande proporção e que podem levar a desgastes de imagem para a empresa, tudo deve ser bem pensado e o ideal, é que haja sempre um porta-voz para abordar o assunto junto aos veículos de imprensa. Um ensaio prévio também é essencial na hora de dar entrevistas para evitar que o entrevistado seja pego desprevenido por questionamentos dúbios ou embaraçosos.

A preservação da imagem da empresa é palavra-chave e de ordem, nesse momento. Por isso, falar a verdade e passar informações claras aos veículos, além de se mostrar aberto a resolver o problema e, acima de tudo, a acolher as vítimas ou pessoas envolvidas diretamente no incidente, também são imprescindíveis para fortalecer a imagem da empresa, mesmo em meio ao caos.

Outra ação preventiva contra crises é manter sempre um bom relacionamento com a imprensa. Construindo uma imagem junto aos veículos de comunicação de uma empresa que está preocupada em dialogar com os diversos públicos e atender as demandas dos jornalistas. Isso só é possível através de um trabalho contínuo desenvolvido e executado por profissionais de uma assessoria de comunicação especializados.

Comentários:

Marca da Lume Comunicação

A Lume Comunicação, agência com 30 anos de mercado, que busca, através de estratégias inteligentes, integradas e modernas, ampliar a comunicação dos clientes junto aos seus diversos públicos de interesse, contribuindo com o sucesso das instituições que assessora.
Saber mais