Blog da Lume

27 MAI

Por que preciso de uma assessoria de imprensa?

    É comum ouvir essa pergunta de um futuro cliente: “Mas a minha empresa é pequena, por que preciso de assessoria de imprensa?”.  A resposta é a mesma para todos. Pequenas, médias e grandes empresas, celebridades, políticos, jogadores de futebol, médicos, advogados e mais uma lista enorme de profissionais, todos precisam de assessoria de imprensa.

Assessoria de Imprensa é uma atividade dentro da Comunicação Integrada, que trabalha para que as notícias sobre as empresas ou profissionais apareçam na mídia e, consequentemente, cheguem ao público alvo.

Mas que tipo de notícia? Cabe à assessoria de imprensa analisar o perfil do cliente e identificar os acontecimentos que possam gerar interesse aos  meios de comunicação. Vamos usar como exemplo um pub de cerveja artesanal. O pub possui mais de 500 rótulos disponíveis, além da cerveja pilsen comum. Toda semana o bar promove show de rock, jazz e blues.

No Saint Patrick’s Day ( festa tipicamente irlandesa, mas também comemorada por apreciadores da cerveja daquele país), a casa divulgou nas redes sociais que todos os clientes que estivessem com uma peça de roupa verde ganhariam um chopp verde.

A propaganda do chopp foi um sucesso e a noite começou animada no pub, com muitos clientes empolgados a fim de conhecerem o tal chopp verde. Mas,ao reivindicarem a promoção, os mesmos eram informados de que só receberiam a bebida se consumissem no mínimo R$ 150,00 por mesa. Alguns clientes indignados, se levantaram e foram em busca de outro pub, enquanto outros clientes consumiam, mesmo discordando da atitude da casa, que deveria ter avisado sobre a consumação mínima.

No dia seguinte, todos os clientes falam mal desse pub e sai até uma nota publicada num jornal impresso sobre o ocorrido. Quem entrará em contato com o jornal para contar a versão do pub, o dono do estabelecimento? Não, a assessoria de imprensa é que explicará aos veículos de comunicação,  que a informação sobre a consumação mínima havia sido colocada em letras miúdas no post, na mesma peça que divulgava a festa.

A assessoria ainda aproveitará a oportunidade para falar à imprensa sobre os atrativos do pub, as mais de 500 opções de cerveja, as bandas, a culinária e a localização.

Ou seja, uma assessoria de imprensa competente e hábil, poderá transformar o limão em limonada, e transformar um prenúncio de crise de imagem numa oportunidade de conquistar a simpatia da imprensa e do público.

Sem a intervenção de profissionais especializados em se relacionar com a imprensa, provavelmente, o pub ficaria sem direito de resposta.

A escolha entre ter ou não uma assessoria de imprensa é o mesmo que escolher entre ter ou não voz nos meios de comunicação.

Faça a melhor escolha!

Comentários:

Marca da Lume Comunicação

A Lume Comunicação, agência com 30 anos de mercado, que busca, através de estratégias inteligentes, integradas e modernas, ampliar a comunicação dos clientes junto aos seus diversos públicos de interesse, contribuindo com o sucesso das instituições que assessora.
Saber mais