Blog da Lume

04 MAI

Shopping Bela Vista realiza exposição sobre Mãe Stella

 Salvador, 05/05/2015 - “Uma homenagem às mães baianas”. Essa é a proposta da exposição Mãe Stella: Encanto da Bahia, aberta ao público a partir da próxima quarta-feira (6), na praça principal do Shopping Bela Vista. A Mostra, que reúne declarações, imagens, objetos simbólicos para as religiões de matriz africana e vídeos, narra a trajetória da Ialorixá Maria Stella de Azevedo Santos, mais conhecida como Mãe Stella. A líder religiosa, uma das mais respeitadas do país, desenvolve a maternidade em diversos planos e é referência no trabalho que desenvolve.

“Pensamos a Mostra como uma homenagem às mães baianas. E Mãe Stella por sua trajetória, seu incentivo à cultura local, à cultura de matriz africana e a defesa da diversidade cultural e religiosa torna-se uma pessoa querida e respeitada na Bahia e no Brasil”, afirma Thiago Cunha, superintendente do Shopping Bela Vista.

Aos 90 anos, Mãe Stella é uma das Ialorixás mais respeitadas do país. Sua trajetória é marcada por atuações inovadoras. Ela criou espaços de incentivo à cultura como escolas, museus, bibliotecas. Mantém como um de seus pilares o respeito à diversidade cultural e religiosa. Por tudo isso, tornou-se referência para pesquisadores e estudiosos da cultura africana e para outros líderes religiosos.

Sobre Mãe Stella

Nascida em 1925, Maria Stella de Azevedo Santos foi iniciada no candomblé aos14 anos, por Mãe Senhora. Mãe Stella foi a primeira Ialorixá a escrever livros, já oito títulos já publicados. Formou-se em enfermagem pela Escola Baiana de Medicina. Por seu empenho como cidadã, recebeu prêmios como o jornalístico Estadão, como Fomentadora de cultura, em 2001; além de títulos como a Medalha Dois de Julho e a Medalha Maria Quitéria, ambos em 1997; o Doutor Honoris Causa/UFBA, em 2005 e Doutora Honoris Causa/UNEB, em 2009. Integra a Academia de Letras da Bahia, desde 2013. Criou e mantém, ainda, oficinas de formação artística e cultural. Tudo isso demonstra a dedicação de Mãe Stella para com o fomento a experiências culturais inovadoras, mas sempre comprometida com sua principal função: o estimulo à busca pela evolução espiritual.

Comentários:

Marca da Lume Comunicação

A Lume Comunicação, agência com 30 anos de mercado, que busca, através de estratégias inteligentes, integradas e modernas, ampliar a comunicação dos clientes junto aos seus diversos públicos de interesse, contribuindo com o sucesso das instituições que assessora.
Saber mais