Blog da Lume

28 ABR

Centro de Oncologia comemora 05 anos e a marca de 60 mil atendimentos exclusivos pelo SUS na Bahia

Ter o diagnóstico precoce do câncer pode ser uma das principais armas para combater a doença responsável pela morte de 9.500 pessoas, todos os anos, na Bahia. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer (INCA). No caso do câncer de mama, por exemplo, pesquisas apontam que 95% dos pacientes diagnosticados em fase inicial da doença têm chances de cura. Em Salvador, o Centro de Oncologia Irmã Ludovica Sturaro, criado pelo Monte Tabor/Hospital São Rafael, cliente da Lume Comunicação Integrada, vem há cinco anos apoiando os pacientes no desafio de superar a doença, através da ampliação do acesso ao tratamento.

Situado em Pau da Lima, o Centro é um dos únicos do estado a disponibilizar atendimento exclusivo através do SUS, beneficiando toda a população, que carece desse tipo de serviço, e garantindo uma média de 12 mil acompanhadas por ano. A unidade comemora cinco anos nesta quarta-feira (29.04), período em que pôde acumular resultados positivos como o de atender mais de 60 mil pessoas com algum tipo de câncer. “Entre os pacientes, a maior incidência é dos que buscam tratamento para câncer de mama e de próstata”, afirmou a coordenadora administrativa do Irmã Ludovica, Valdirene Crispim. Outros tipos de câncer como os de pulmão, gastrointestinal, de cabeça e pescoço também são tratados e acompanhados na unidade.

O Centro de Oncologia reúne, em uma área de mais de 800 metros construídos, um laboratório, seis consultórios, sala de parada, leito de isolamento e 10 poltronas para quimioterapia. Para ter acesso ao tratamento, o paciente deve procurar a Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde já tendo em mãos a biópsia com o diagnóstico confirmando o tipo de câncer, além do cartão do SUS. No Centro, a pessoa passa por uma triagem feita por um assistente social, que traça o perfil e coleta informações sobre o paciente.

Multidisciplinaridade

O atendimento clínico é realizado por nove médicos e três residentes. Também integram a equipe, profissionais de áreas como psicologia, odontologia, nutrição, além de dois enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem e outros colaboradores de base. Em Salvador, somente outros três hospitais, além do São Rafael, disponibilizam esse tipo de atendimento pelo SUS.

Com toda a estrutura, a unidade especializada comemora resultados positivos, nestes cinco anos de fundação. “Alguns pacientes saem curados, dependendo do tipo de doença, e levando em consideração que o prazo mínimo de acompanhamento pós-tratamento quimioterápico é de cinco anos”, explica Valdirene Crispim.

Foi o que aconteceu com a paciente, Helenice de Andrade. Há sete anos ela foi diagnosticada com câncer de mama e teve que realizar a cirurgia de retirada total do seio direito. Após a criação do Centro de Oncologia, Helenice passou a ser acompanhada pela equipe de especialistas, até receber a notícia de que estava curada. Agora, com um novo diagnóstico de câncer, desta vez no fígado, a paciente continua sendo atendida por nutricionista e oncologista do Ludovica, além de realizar exames laboratoriais e quimioterapia. Sobre o atendimento, dona Helenice é só elogios: “Gosto muito do atendimento que recebo pela equipe, que é atenciosa, dinâmica e ágil. Eles fazem tudo, que é possível, para melhor atender os pacientes”, afirma.

Panorama Geral

O câncer é uma das doenças que mais preocupam a população em todo o mundo. No Brasil, uma das metas é diminuir as taxas de mortalidade, que estão acima da média mundial, girando em torno de 75%, entre os homens, e 57%, entre as mulheres, segundo levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA). Na Bahia, o mesmo levantamento aponta que a mortalidade é bem maior entre a população com mais de 50 anos, sendo o público masculino o principal alvo da doença.

 

 

Comentários:

Marca da Lume Comunicação

A Lume Comunicação, agência com 30 anos de mercado, que busca, através de estratégias inteligentes, integradas e modernas, ampliar a comunicação dos clientes junto aos seus diversos públicos de interesse, contribuindo com o sucesso das instituições que assessora.
Saber mais