Blog da Lume

16 ABR

Rouquidão pode representar um alerta para a saúde

 Considerada uma das identidades do ser humano, a voz, quando negligenciada em relação aos cuidados, pode provocar sérios problemas. Na semana em que ocorre a conscientização do Dia Mundial da Voz (16), o vice-presidente da Sociedade Baiana de Otorrinolaringologia e cliente da Lume Comunicação Integrada, Marcos Juncal, chama a atenção para as pessoas que utilizam as cordas vocais como instrumento de trabalho. Essa categoria representa cerca de 70% da sociedade ativa brasileira. São professores, cantores, políticos, atores e radialistas que devem ter atenção e cuidados redobrados.

Fatores externos, ambientais, climáticos e genéticos podem provocar consequências nocivas ou até mesmo irreversíveis. “Falar alto ou de maneira intensa, gritar, ingerir líquidos em temperaturas altas ou baixas demais, o hábito de fumar e tomar bebida alcóolica em exagero podem ser prejudiciais”, explica o médico. Pigarros rotineiros e rouquidão, por exemplo, também não devem passar despercebidos. “Em longo prazo, a rouquidão pode evoluir para lesões mais sérias, causando inclusive câncer de laringe”, afirma.

O otorrino ainda lembra que o hábito de tentar resolver os problemas com remédios caseiros, como gargarejos, pastilhas, sprays, sem recomendação médica, apenas apresentam uma suposta melhora, mas podem agravar o quadro. “As pessoas precisam ter consciência de que a voz merece cuidados e atenção como qualquer outro órgão do nosso organismo. Procurar informação e auxílio de um profissional é a melhor forma de se precaver e evitar atitudes que irão gerar prejuízos futuros ou imediatos”, comenta.

Cuidados com a voz

Especialista no assunto, Marcos Juncal dá dicas básicas e fundamentais para manter a saúde vocal. A hidratação e boa alimentação são importantes aliadas. “Beber muito líquido, principalmente água, ajuda a hidratar. Às pessoas que usam a voz profissionalmente, a maçã possui propriedades adstringentes que limpam as cordas vocais”.

“Manter a voz sempre no tom natural e poupá-la durante crises alérgicas ou em estado gripal”, são outras dicas ressaltadas pelo otorrino, que indica o acompanhamento médico se os sintomas permanecerem. Cantor e compositor, Lucas Bispo, 24 anos, é novo no mercado baiano, mas já tem a consciência dos cuidados que deve tomar com a voz. “No período que antecede aos shows, evito ingerir bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos e gelados. O meu ritual é ter repouso e aquecer a voz com exercícios vocais”, conclui.

Comentários:

Marca da Lume Comunicação

A Lume Comunicação, agência com 30 anos de mercado, que busca, através de estratégias inteligentes, integradas e modernas, ampliar a comunicação dos clientes junto aos seus diversos públicos de interesse, contribuindo com o sucesso das instituições que assessora.
Saber mais