Blog da Lume

26 AGO

O que é Briefing?

O Briefing é o principal instrumento de trabalho nas agências de Comunicação, o Briefing se torna cada vez mais indispensável para que os profissionais de diversas áreas dentro da comunicação tais como: criação, produção, atendimento, mídia, relações publicas e jornalistas tenham um melhor conhecimento sobre o cliente e a partir daí possa elaborar metas e criar os objetivos dentro do planejamento de comunicação.

 
Em inglês, Briefing significa Resumo e ele sempre será construído com as informações fornecidas pelo cliente e através de muita pesquisa. Ele deve conter essencialmente todas as informações da marca, o atual posicionamento de mercado, a definição exata do público-alvo, suas potencialidades, fragilidades, oportunidades e ameaças para o período do planejamento de comunicação. 
 
Não existe um modelo pronto de briefing, suas características e temas principais são moldadas de acordo com as necessidades de cada cliente, o importante é analisar o cliente e definir, qual será a melhor estratégia para alcançar o objetivo proposto por ele.
 
No dia a dia das agências de comunicação, essa ferramenta muitas vezes acaba sendo negligenciada. Uma frase muito comum de se ouvir e a seguinte, “vai fazendo aí e depois a gente vê” ou “faz uma arte simples”, mas depois de pronta o cliente olha e diz, “Não era bem isso que eu tinha pensado” ou acaba pedindo muitas alterações que saem totalmente do que foi construído inicialmente.
 
Infelizmente não dá para saber exatamente quanto uma reunião de Briefing pode durar, se será 20 min ou 1h, mas o tempo não importa, essa é a hora em que nada pode ser omitido, para que seja feito um bom trabalho e para que o profissional e a agência não gaste tempo demais em tarefas que poderiam ser simples, se um bom Briefing tivesse sido feito antes.

Comentários:

Marca da Lume Comunicação

A Lume Comunicação, agência com 30 anos de mercado, que busca, através de estratégias inteligentes, integradas e modernas, ampliar a comunicação dos clientes junto aos seus diversos públicos de interesse, contribuindo com o sucesso das instituições que assessora.
Saber mais