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05 AGO

Que tipo de informação da sua empresa pode virar notícia?

 Você decidiu contratar uma assessoria de imprensa. Parabéns! Essa decisão pode contribuir para a visibilidade de sua marca e favorecer a obtenção de mídia espontânea. Mas que tipo de informação sobre a sua empresa pode virar notícia? Para responder a essa questão é preciso atentar para alguns pontos. Então, vamos lá.

 

Assessoria de imprensa não é publicidade. Notícias, diferente de publicidade, caracterizam o que se chama mídia espontânea. O espaço noticioso não é comprado. Ao invés disso, é conquistado através de estratégias jornalísticas. Para tanto, é preciso que as pautas, ou seja, os assuntos e temas sugeridos para os veículos de comunicação sejam reconhecidos como relevantes socialmente. É necessário que esses temas sejam apresentados como capazes de mobilizar ou gerar interesse público. E qual a importância disso? Podemos elencar dois pontos básicos. O primeiro refere-se ao fato de que para ser notícia, o acontecimento deve mostrar-se interessante, inovador, atual, oriundo de fontes credíveis e confiáveis, de modo a agregar relevância social. O segundo diz respeito ao fato de que a publicidade requer investimentos altos, o que nem sempre está acessível à marca, de modo que a assessoria pode ser tornar um investimento mais acessível.

Para ser notícia é preciso dispor de informações. Algumas empresas almejam obter visibilidade, ganhar espaço em jornais, TVs e rádios e conseguir inserções espontâneas. Mas nem sempre elas estão preparadas para disponibilizar dados à imprensa. Ser uma fonte requer dispor de dados atualizados, saber apresenta-los ao veículo de comunicação de seu interesse e saber em que medida essas informações são importantes para os públicos com os quais a organização mantém vínculos.

Ciente dessas diretrizes básicas, alguns pontos que quase sempre contribuem para a geração de notícias sobre uma empresa são: inovação, tecnologia e novas metodologias – em uma sociedade em constante atualização, o empreendedorismo costuma atrair olhares. Sinaliza para novos caminhos, o que ocasiona interesse. Investimentos, contratações e parcerias – novidade é critério essencial para a noticiabilidade de um fato. Quando essas inovações envolvem investimentos e parcerias apontam para rumos do setor, movimentação econômica, qualificação profissional e tendem a despertar o interesse de diversos públicos. Novas operações, resultados, mudanças no grupo gestor e alterações de investidores e financiadores – dinheiro, poder e notoriedade são elementos-chave no cenário contemporâneo. Por isso, são também temas que mobilizam as pessoas e a opinião pública.

Bom, então, agora já temos a receita para a sua empresa virar notícia, certo? Errado. Todos esses elementos precisam ser avaliados e considerados pontualmente e de forma personalizada. Cada contexto, momento e setor dispõem, além de diretrizes gerais, de princípios e códigos específicos. É preciso avaliar as particularidades de cada organização para saber qual o momento ideal para dispor de informes de maior ou menor impacto, de qual veículo se aproximar, que tipo de informe propor. Tudo, sempre, articulado com uma proposta macro que depende de que imagem se quer consolidar para a empresa, da política de comunicação organizacional e do plano estratégico da empresa. Se é fácil e rápido? Não. Mas os resultados mais duradouros e sólidos exigem trabalho contínuo, além de avaliação constante.

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