Blog da Lume

30 JUL

Por que eleger porta-vozes para sua organização?

Lidar com a imprensa é tarefa complexa. Para otimizar os resultados dessa interação, uma boa estratégia é a definição de um porta-voz institucional. Como o nome sugere, compete ao porta-voz representar a organização, suas posições e adesões. Por isso, é fundamental que ele conheça o segmento de atuação da empresa, as diretrizes institucionais e os parceiros organizacionais e acima de tudo seja um profissional de confiança da companhia, alguém que tenha o perfil da empresa. Cabe ao porta-voz agir como ponte entre a organização e a imprensa seja em momentos comemorativos, para difundir mensagens positivas, como o anúncio de novos investimentos ou celebrações por obtenção de resultados diferenciados; ou em situações de crise, minimizando os impactos de mensagens negativas.

A presença de um porta-voz deve favorecer o diálogo com veículos de comunicação, formadores e líderes de opinião. Para tanto, esse profissional deve conhecer os procedimentos da imprensa, saber como agir durante entrevistas, gravações e coletivas. Precisa, ainda, ser hábil, versátil e ter sensibilidade para lidar com situações delicadas de forma simpática, mas sem deixar de transparecer credibilidade e confiança.

Um bom porta-voz institucional favorece a criação de vínculos entre a organização que representa e a imprensa. Além disso, a empresa, por intermédio do profissional, acaba por consolidar-se como uma fonte na área de atuação, o que constitui um diferencial, por exemplo, entre outros agentes do mercado.

Internamente, a definição de um porta-voz favorece processos como o gerenciamento de informações. Torna possível centralizar em um profissional dados de interesse público, evitando descontinuidades e perda de elementos relevantes. Da mesma forma, evita a necessidade de retomadas a cada nova situação de diálogo com a imprensa.

Na posição de representante institucional, o porta-voz precisa dominar os procedimentos organizacionais, conhecer a dinâmica da empresa, ter clareza sobre potencialidades e fragilidades do setor e cuidar da própria imagem, mantendo posturas e atitudes idôneas. Deve, ainda, conhecer a dinâmica da imprensa e transmitir confiabilidade e segurança, valores fundamentais para qualquer organização, independente do ramo. É importante, também, que tenha boa capacidade comunicativa, conheça noções de cerimonial e protocolo e saiba se portar, sobretudo, em situações de crise e pressão.

Comentários:

Marca da Lume Comunicação

A Lume Comunicação, agência com 30 anos de mercado, que busca, através de estratégias inteligentes, integradas e modernas, ampliar a comunicação dos clientes junto aos seus diversos públicos de interesse, contribuindo com o sucesso das instituições que assessora.
Saber mais